segunda-feira, 29 de julho de 2013

Prática - Geologia Geral

A Geologia, ciência que estuda a Terra sob o ponto de vista de sua origem, seus materiais, suas transformações e sua história por meio de registro encontrados nas rochas e minerais.

Cabe ressaltar que as rochas também são estudadas em diferentes níveis de observação (afloramentos, amostras de mão e diversos tipos de lâminas).

Com base nesses conhecimentos adquiridos em sala de aula com os professores Marcílio Rubem e Gabrielle Correia os estudantes do Curso Técnico em Mineração realizaram uma visando determinar os tipos litológicos presentes, a forma dos corpos rochosos, as variações estruturais, texturais e mineralógicas que ocorrem no sentido horizontal e  vertical, observando o aspecto geral externo da rocha, que pode ser maciço, orientado ou com cavidades, relevando, assim, por meio da observação mais detalhada do tamanho, a forma e relacionamento entre cristais ou grãos constituintes das rochas.




 

terça-feira, 23 de julho de 2013

Visita Técnica - Fazenda Vaccaro (Técnico em Agroindústria)


O último dia 16/07/2013 foi marcado pela visita técnica dos estudantes do Curso Técnico em Agroindústria à Fazenda Vaccaro, produtora de alimentos utilizando tecnologia orgânica e aproveitamento integral de resíduos utilizando tecnologias limpas, beneficiando pequenos agricultores familiares residentes próximo a empresa, possibilitando sua inserção no mercado cada vez mais competitivo e globalizado.
 A visita teve como principal proposito

 observar como algumas técnicas são empregadas para o aproveitamento do resíduo sólido produzido pela empresa na produção de cachaça orgânica, carro chefe da fazenda, além dos doces, geleias, café gourmet e frutas; Entender como são pensados os procedimentos para o desenvolvimentos de atividades que agridam menos a natureza; Aperfeiçoar o olhar crítico sobre a postura das agroindústrias de pequeno porte com as questões ambientais e conhecer a política ambiental de uma empresa que se preocupa com as questões que envolvem a geração de resíduos e impactos ambientais.


Produção Agrícola da Fazenda Vaccaro
Desde sua fundação em 1998 a Fazenda Vaccaro trabalha com agricultura orgânica, certificada pelo IBD (instituto biodinâmico) com sede em Botucatu SP  foi liberada em 2002.     

Em 2000 a Fazenda Vaccaro implantou uma mini agroindústria para produção da primeira cachaça orgânica do Brasil “Serra das almas”. O projeto contemplava a inclusão de 30 agricultores no processo verticalizado de produção, para isso a Fazenda doou 60% da agroindústria na forma de comodato e a administração semelhante a de uma cooperativa, fornecia assistência técnica, mudas e certificação orgânica gratuitamente. A estimativa era de que cada agricultor teria renda de 10.000,00 ao ano com 0,5 há de cana, plantadas em suas propriedades. Em 2004 a Fazenda Vaccaro ganhou o prêmio melhor projeto social da Bahia devido a este programa, concorreu com mais de 1.500 empresas Baianas inscritas. Infelizmente até 2006 não foi possível comercializar quantidade suficiente para manter o programa, o qual foi interrompido neste ano. A Fazenda Vaccaro acumulou perdas no valor de 200.000,00 com o programa da “integração solidária”. A Fazenda Vaccaro só saiu do vermelho em 2007, ano em que obteve 15.000,00 de resultado positivo, após 7 anos de trabalho e mais de um milhão de reais investidos (contando com as perdas) somente no setor cachaça orgânica.
Desde 2003 a Fazenda Vaccaro vem exportando esporadicamente para Itália, Alemanha, Suíça, Inglaterra, França e Dinamarca, até o momento foi exportado 25.000 garrafas na totalidade. O principal mercado da Serra das Almas é Salvador.
Em 2001 a Fazenda Vaccaro introduziu o Morango orgânico em Rio de Contas, foram apenas 23 mudas, durante dois anos estas mudas foram reproduzidas e distribuímos para algumas famílias de agricultores familiares, estes agricultores receberam orientação técnica para trabalhar organicamente. Entre 2004 e 2007 mais de 30 famílias obtiveram renda significativa com a atividade. Devido a comodidade em reproduzir as próprias mudas e ao aumento da fonte de inoculo de doenças fungicas, em 2008 a maioria dos plantios ficou inviabilizado devido ao ataque destas doenças. Estamos apostando na utilização de mudas novas provenientes de viveiristas idôneo para reativar a atividade.        
O programa social do morango teve investimento muito baixo (3.000,00) em comparação com o projeto da integração solidária na cachaça orgânica e a geração de renda foi bem maior.         
Colhe-se na fazenda em média 50 sacas de café ao ano, em 2011 atingiu-se a média de 80 sacas. A empresa é integrante da Cooperbio (Cooperativa dos agricultores orgânicos e biodinâmicos da Chapada Diamantina), são mais de 80 produtores de café orgânico certificado na Chapada, divididos em cinco municípios. A safra de 2009 foi a quinta safra do grupo comercializada como orgânica.
Colhe-se em média 800 caixas de citros ao ano (ponkan, laranja lima, laranja pêra), a partir de 2011 deveremos atingir 1.200 caixas ao ano. A comercialização é local juntamente e com o mesmo preço dos citros convencionais da região.
Em 1999 foi implantada uma agrofloresta com mais de 30 espécies de árvores em uma área de 1,3 há. atualmente tem-se 27 espécies identificadas por placas com nome comum e científico, em um roteiro que passa serpenteando dentro da agrofloresta.
Foram realizadas também pesquisas com 25 variedades de pêssegos e ameixas, 6 variedades de maçã, 22 variedades de cana. Mantem-se exemplares das variedades mais adaptadas para produção de mudas.
Foi possível observar na visita à Fazenda Vaccaro que existe na política da empresa considerável preocupação com as questões ambientais. No desenvolvimento da produção da fazenda, sobretudo da cachaça, todo o resíduo gerado é reaproveitado, a exemplo do vinhoto que, por ser rico em nutrientes, é introduzido no plantio e manejo da cana-de-açúcar.
            A geração de lixo também é um foco da responsabilidade ambiental na fazenda. Por ser explorado no local o turismo ecológico, todo o resíduo sólido gerado é recolhido e tratado de maneira que agrida minimante o ecossistema local, o qual é composto por riachos, fauna e flora bem preservados.
            Portanto, a visita possibilitou a análise das atividades de uma agroindústria de pequeno porte, no que diz respeito à produção de resíduos sólidos e sua preocupação com os impactos ambientais provenientes de sua atividade de produção.
 
Agradecimentos:
Gostaríamos de manifestar nossos sinceros agradecimentos a Fazenda Vaccaro que nos acolheu durante a visita, oportunizando aos nossos estudantes uma visualização dos conteúdos abordados em sala de aula com a prática, agradecer aos professores monitores que estiveram presentes (Alexandre Dias, Sinval Xavier e Vanessa Gomes), a equipe do CEEP na pessoa da Coordenadora Pedagógica Tatiana Oliveira e em especial aos nossos estudantes que se dedicaram e demonstraram interesse durante toda a visita.
 






 
 


Visita Técnica - Casa de Sol

No último dia 10 de julho foi marcado pela visita técnica dos estudantes do Curso Técnico em Agroindústria acompanhados pelo Professor Alexandre Dias e a Coordenadora Pedagógica Tatiane Oliveira.
Os objetivos da visita foram: observar como algumas técnicas são empregadas para o aproveitamento do resíduo sólido produzido pelas pessoas podem contribuir para o equilíbrio do meio ambiente; Entender como são pensados os procedimentos para o desenvolvimentos de atividades que agridam menos a natureza; Aperfeiçoar o olhar crítico sobre a postura do ser humano para com as questões ambientais e conhecer uma construção biológica, pensada a luz das ideologias construídas na permacultura.
 
 A Permacultura
O conceito para permacultura foi criado pelos australianos Bill Mollison e David Holmgren, nos anos 70. É uma reunião dos conhecimentos de sociedades tradicionais com técnicas inovadoras, com o objetivo de criar uma "cultura permanente", sustentável, baseada na cooperação entre os homens e a natureza.
 Um dos princípios fundamentais da permacultura é o respeito pela sabedoria da natureza, que desenvolveu um sistema perfeito para cada lugar. Do princípio vem a estratégia (observar e copiar a Natureza), da qual surgirão as inúmeras técnicas, que podem ser copiadas de situações similares ou criadas no local, para planejar a sustentabilidade de quintais, sítios, fazendas ou comunidades (novas ou já existentes), como ecovilas, bairros e assentamentos.
No planejamento destas comunidades, além do ambiente físico, é preciso considerar os aspectos: social, econômico, cultural e espiritual como parte imprescindível dos projetos porque, no novo paradigma, reconhece-se que a felicidade não se resume ao materialismo.
Permacultura é uma palavra formada pela união de ¨permanente¨ e ¨agricultura¨ e representa uma nova maneira de pensar e organizar as atividades produtivas, formando sistemas multifuncionais eficientes e duradouros. Vai além da agricultura ecológica, pois engloba também economia, aproveitamento de energias, ética, sistemas de captação e tratamento de águas e bioarquitetura.
Desenvolvida no começo dos anos 70 pelos australianos Bill Mollison e David Holgren, é uma metodologia agrícola que proporciona um desenvolvimento integrado da propriedade rural de maneira a manter os ecossistemas produtivos com diversidade, estabilidade e resistência.
É um ecossistema agrícola completo, um sistema evolutivo integrado de espécies vegetais e animais perenes ou auto-perpetuantes úteis ao homem. A permacultura é baseada no respeito a todas as formas de vida, nos processos naturais e na sabedoria das culturas nativas.
 
Bioarquitetura
A bioarquitetura ou bioconstrução é um ramo da arquitetura que busca construir imóveis em harmonia com a natureza, com baixo impacto ambiental e custos operacionais reduzidos. Os adeptos do conceito, surgido nos anos 1960, priorizam o uso de técnicas construtivas sustentáveis (tijolo adobe, cimento queimado ou taipa de pilão, entre outras) e matérias-primas naturais, recicláveis, de fontes renováveis e que não possam ser aproveitadas integralmente. Bambu, palhas e madeira reflorestada, ou proveniente de manejo certificado, são bastante utilizados, enquanto o alumínio, apesar de reciclável, é evitado por conta do impacto ecológico de sua fabricação.
A bioarquitetura também dá preferência a mão-de-obra e produtos locais, pois essa é uma forma de incentivar a economia da região e minimizar a necessidade de transporte - o que reduz o custo da construção e a emissão de poluentes. Os empreendimentos são pensados para serem sustentáveis também depois de prontos. Assim, adotam-se sistemas de iluminação e ventilação naturais e equipamentos de energia renovável, como painéis solares para aquecimento da água dos chuveiros, além de sistemas de captação de água de chuva e de reuso de água.
 
Agradecimentos
Manifestamos nossos agradecimentos a Sol (proprietário da residência) que disponibilizou parte de seu tempo para nos receber, a Prefeitura Municipal de Dom Basílio que nos cedeu o ônibus escolar, a toda a equipe CEEP e em especial aos nossos estudantes pelo interesse e empenho demonstrado durante toda a visita.


 
 

terça-feira, 9 de julho de 2013

Apostila Eletrônica Geral - Professor José Machado

Caros estudantes do Curso Técnico em Eletrotécnica.
Já encontra-se disponivel a Apostila do Componente Curricular Eletrônica Geral (Prof. José Machado).

Bom estudos.
https://docs.google.com/file/d/0B-imUnlvCNbjQjhzZDZYSXA5Z2s/edit?usp=sharing