terça-feira, 21 de maio de 2013

Aula de Campo - Estrada Real

Os Estudantes do Curso Técnico em Mineração com o objetivo de praticar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula  ao longo do Componente Curricular Geologia Geral realizaram uma caminhada a Estrada Real sob a supervisão e orientação dos Professores Marcílio Rubem e Paloma Silva com o objetivo de descrever de forma detalhada pontos ou afloramento de rochas, fotografa e identificar minerais, compreender os aspectos geológicos, compreender eventos que ocorreram no passado, processos endógenos e exógenos, as evidências de Dobras, falhas e outros registros da formação das rochas (Intemperismo e produtos do intemperismo).

Justificativa para a Aula de Campo:
A área escolhida constitui parte do território do Grupo do Espinhaço na borda ocidental da Chapada Diamantina uma importante área que sofreu e sofre diversas ações advindas das forças internas e externas do planeta. Dessa forma este estudo contribuirá decisivamente para desenvolver atitudes de valorização do património geológico, ana­lisar situações-problema relacionadas com aspectos de ordenamento do território e de risco geológico e identificar recursos geológicos e respectiva aplicabilidade numa perspectiva de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. 


PARADAS TÉCNICAS AO LONGO DO PERCURSO PARA REFLEXÃO ACERCA DOS CONTEÚDOS PROGRAMADOS, PRIORIZANDO SITUAÇÕES QUE MELHOR ILUSTREM OS ASPECTOS ELENCADOS PARA ESTUDO.
Turma Mineração 2013.1



Trecho da Estrada Real todo calçado em pedras, fundado em 1.726, era usada para o escoamento do ouro e do diamante para a Capital.



Afloramento com evidência da descontinuidade da dobra, que sofre constantemente a ação do intemperismo.
 
Solo pouco desenvolvido. É notório a diferença na granulometria dos horizontes.


 Cachoeira do Rio Brumado (vulgo Véu de Noiva). Registro da dinâmica fluvial – Resultado = Recuo paralelo das Vertentes e abertura do Talweg.

 Afloramentos que evidenciam região de fundo oceânico

 INTEMPERISMO FÍSICO/QUÍMICO/BIOLÓGICO = A pressão do crescimento das raízes pode provocar a desagregação de uma rocha.

 Serra do Tombadouro (Serra Geral – Livramento – BA). Evento Geológico (Dobramento por foça Compressiva)

 VEIOS DE QUARTZO







 

2 comentários: